A intrusão de vapores ocorre quando há uma migração de produtos químicos formadores de vapores de qualquer fonte subterrânea para edificações sobrejacentes. O reconhecimento da intrusão de vapores do solo em edifícios e outros espaços fechados ocorreu nos anos 80, com preocupações com a intrusão de radônio. Posteriormente, houve uma crescente conscientização de que produtos químicos antropogênicos (por exemplo, hidrocarbonetos de petróleo e solventes clorados) no solo, águas subterrâneas e esgotos e tubulações de drenagem também poderiam representar ameaças à qualidade do ar interior através da via de intrusão de vapor.

Quando os produtos químicos se movimentam em ambientes fechados, a população pode ser exposta a eles respirando o ar interno. Essa exposição pode causar efeitos à saúde, dependendo do tipo e quantidade de produto químico e da duração da exposição.

Os seguintes fatores afetam a intrusão de vapor:

  • O tipo de solo abaixo da edificação
  • O tipo e condição da construção (fundação, vazamentos, troca de ar)
  • As condições climáticas

A quantidade de vapores que entram em um edifício pode ser diferente ao longo do tempo – mudando a cada hora, diariamente, semanalmente e sazonalmente. A quantidade de intrusão de vapores também pode ser diferente em diferentes pisos e em diferentes salas do mesmo edifício ou em edifícios próximos um do outro.

Existem várias técnicas disponíveis no mercado brasileiro para análise de vapores de intrusão, sendo a mais utilizada o método TO-15. Este método permite a análise de mais de 90 compostos voláteis em amostras de ar ambiente, contra-piso e vapor de solo coletadas em canisters.

A Ceimic fornece aos seus clientes análise de VOCs pelo método TO15 desde início de 2011 e se mantêm como líder de mercado.

A análise de TO-15 que fornecemos utiliza a mais recente e avançada tecnologia. As amostras são analisadas em instrumentos planejados exclusivamente para esta análise, com canisters de 1.4 litros.

Desde que começamos a fornecer a análise de TO-15, há 9 anos, nós achamos prudente providenciar canisters certificados individualmente, e não em batelada, para evidenciar que cada canister está livre de qualquer tipo de contaminação. Isso é extremamente importante no Brasil uma vez que 98% das amostras que analisamos apresentaram algum nível de contaminação. Na análise de TO-15 é necessário reutilizar os canisters e é imprescindível fornecer aos nossos clientes canisters livres de contaminantes. Cada canister é testado como se fosse uma amostra real antes de enviarmos aos nossos clientes e um certificado individual é fornecido, evidenciando a limpeza do mesmo. Esse certificado claramente demostra que qualquer contaminação encontrada na análise da amostra não veio do canister, permitindo você a apresentar os resultados com confiança.

 

VANTAGENS DA ANÁLISE DE TO-15 REALIZADA PELA CEIMIC

  • 9 anos de experiência em São Paulo, com milhares de análises realizadas pela autêntica metodologia TO-15;
  • Uso de canister de 1.4L, capaz de analisar 5 diluições sem a perda da sensibilidade;
  • Fomo reconhecidos pela ERA como um laboratório de excelência por alcançar 100% de acerto no teste interlaboratorial de 2019,
  • Nossos canisters de aço inox revestidos de silonite são certificados individualmente para garantir a ausência de contaminação;
  • Múltiplos sistemas de instrumentação TO-15, para garantir resultados no prazo;
  • Inventário de centenas de canisters de aço inox revestidos de silonite (em conformidade com o TO-15) e vasto inventário de Sample Trains e Controladores de Fluxo;